Postagens populares

domingo, 3 de abril de 2011

Cleópatra, a mulher mais poderosa da antiguidade

Quando falamos da Cleópatra, lembramos:
"Nossa! Que mulher louca! Deixou uma cobra a picar e fez isso por querer ainda!"
Mas... não foi bem assim não! Veja:

Novos estudos mostram que Cleópatra não era devassa, não morreu picada por uma cobra, era piadista, ótima estrategista... e estava longe de ser bela.
Todos na cidade Meditarrânea de Tarso já tinham ouvido seus rumores. Fofoca sempre correu rápido. Por isso, uma multidão, cada vez maior, se aglomerava às margens do rio Cidno.
Uma barcaça de popa dourada e velas púrpura, com dezenas de remos de prata, subia calmamente pelas águas na cor turquesa. A batida dos remadores marcava o ritmo para a orquestra de flautas, gaitas e liras no convés. Lindas mulheres vestidas de ninfa trabalhavam no leme e nas cordas.
Reclinada sobre a divã e abanada por graciosos meninos, vinha uma mulher de 28 anos, ornada como Vênus de uma pintura. Era a pessoa mais rica do Mediterrâneo . E também articulada, carismática, fluente em nove línguas, versada em política, diplomacia e governo, estrategista militar. Não exatamente bonita, mas dona de um grande censo de humor e de muito charme.  O espetáculo era para seduzir mais um, que na verdade, estava longe de ser qualquer um. Afinal Cleópatra, a rainha do Egito, não podia conhecer o general romano Marco Antônio, recém-convertido em um dos homens mais poderosos do mundo, de qualquer maneira.
Cleópatra já virou:

  • Nome de asteróide
  • Video game
  • Marca de cigarro
  • Caça-níqueis
  • Um esteriótipo
  • Sinônimo de Elizabeth Taylor
A Rainha
Cleópatra fascinou Marco Antônio e o próprio César havia se rendido aos encantos da rainha.
No primeiro ano de seu reinado ao lado do irmão Ptolomeu XIII, com quem se casara aos 18 anos ( ele tinha 10 :/ ) para garantir o trono na capital, Alexandria, em 51 a.C., o Egito sofria com secas e fome. A população do Egito se revoltou contra a monarca, quando ela financiou uma campanha militar do general romano Pompeu e ela teve de fugir. Pompeu enfrentou César que, vitorioso, virou o homem forte de Roma e viajou para o Egito.
César instalou-se no palácio de Ptolomeu XIII e, numa tentativa de estabelecer a paz egípicia, pediu aos dois irmãos que o encontrassem. Ptolomeu não aceitou e proibiu o retorno de Cleópatra. Ela, porém, ajudada por comparsas, navegou escondida por dias e, em Alexandria enfiou-se em uma sacola usada para transportar papiros. Assim, foi "despejada" no quarto do cinquentão César. Não se sabe bem o que aconteceu lá. Ptolomeu, furioso quando viu os dois juntos, mandou cercar o castelo. A situação durou 6 meses e ajudaria a revelar a visão de estrategista da rainha. Sem apoio popular, Ptolomeu XIII foi preso e sua irmã Arsínoe tomou o trono. Chamado a conversar com César, ele se desmanchou em lágrimas, pediu clemência e comoveu o general. Mas logo acionou suas tropas contra o casal. O teatro não surpreendeu Cleópatra. Ao contrário: ela mesma teria sugerido a César fingir piedade e libertar Ptolomeu, prevendo que, ao insistir nos combates, ele se tornaria ainda mais impopular. A chegada de reforços romanos encerraria a Guerra Alexandrina. Ptolomeu XIII morreu tentando fugir e Arsínoe foi presa - depois seria executada a mando da irmã. Cleópatra terminou a temporada grávida de César. :/ .Era o primeiro filho do general, futuro ditador de Roma. O trono, claro, sobrou para Cleópatra, agora casada com seu outro irmão, Ptolomeu XIV. Era a forma que César encontrara para abrandar a raiva romana por ele próprio estar com ela. 
Com toda essa façanha, a rainha conseguiu vencer a oposição, se firmar no trono e ainda arrastou o romano para seus objetivos imperiais, dando-lhe um filho. Mais tarde, Ptolomeu XIV seria envenenado e Cesário (filho e Cleópatra e César) se tornaria corregente da mãe.
A mulher...
Diferentemente do que se imagina, a rainha do Egito estava longe de ser uma devassa. Júlio César foi provavelmente seu primeiro homem, e Antônio, o segundo (e último). Não há registro de outros envolvimentos amorosos. Além de Cesário, ela teve mais quatro filhos, todos reconhecidos por Antônio: Alexandre, Hélio e os gêmeos Cleópatra Selene e Ptolomeu Filadelfo. 
Otaviano (irmão de Otávia, ex-mulher de Marco Antônio) disse a Cleópatra que, se ela não matasse Marco Antônio, perderia o Egito. Desesperada, Cleópatra pediu ao seus servos que falassem ao seu marido que ela havia se matado.
Quando o recado chegou a Marco Antônio, ele enviou a faca em seu peito, mas errou o coração. Descobrindo que sua esposa não tinha se matado, foi até ela mesmo morrendo. Cleópatra, viu ele morrendo em seus braços e foi presa.
Semanas depois, os guardas encontram-na morta, por beber veneno que ela própria tinha feito.


 

2 comentários:

  1. Levei umas 3 h pra rezumir o "livro" nesse texto... com ajuda da Luciana! ehee! espero que gostemm!

    ResponderExcluir
  2. Obs.: Cleópatra foi careca em certos momentos (possivelmente durante as epidemias de piolho)

    ResponderExcluir